Ensino Bilíngue
top of page
  • Foto do escritoradmcsjb

Ensino Bilíngue

Atualizado: 22 de jan. de 2020

Ensino Bilíngue: valores estruturantes para aprendizagens futuras

As exigências contemporâneas movem o desejo do CSJB em oferecer uma experiência educacional de excelência. Nesse sentido, o domínio de um segundo idioma é uma habilidade essencial que amplia as possibilidades de aprendizagem.

Pioneiro em Nova Friburgo, o CSJB disponibiliza aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I o ensino bilíngue. Em parceria com o TWICE – sistema de educação bilíngue – nossos alunos contam com uma proposta avançada de bilinguismo.


AFINAL, O QUE É ENSINO BILÍNGUE?

É o ensino de uma língua estrangeira integrado à língua materna, construindo um percurso de enriquecimento linguístico, social e cultural. Ensino bilíngue não é curso de idioma ou atividade de complemento curricular! O bilinguismo ressignifica o lugar e o espaço da língua estrangeira no Colégio.

A formação bilíngue permite um aprendizado contextualizado, dinâmico e interdisciplinar com metodologias ativas e recursos diversificados. Assim, o desafio de aprender uma língua que não a materna torna-se uma prática natural para os alunos.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DO ENSINO BILÍNGUE?

A formação bilíngue estimula a habilidade em comunicação. Nesse contexto, a fluência na Língua Inglesa está amplamente vinculada ao crescimento pessoal, acadêmico e profissional.

Uma pessoa bilíngue consegue expor com clareza suas ideias, efetivando interlocuções consistentescom consciência linguística. Além disso, ser bilíngue desde tenra idade desenvolve a aptidão cognitiva, consolidando – numa perspectiva transversal – um aprendizado interligado.

COMO FUNCIONA O ENSINO BILÍNGUE NO CSJB?

No CSJB, o Inglês é trabalhado como língua, não como disciplina. Isso quer dizer que a educação bilíngue vai muito além do que ensinar uma língua estrangeira. Ela integra o contato diário e a inserção da Língua Inglesa nos diferentes conteúdos lecionados.

Em uma rotina de imersão linguística, a Língua Inglesa como segundo idioma tem lugar privilegiado desde a Educação Infantil. Dessa forma, nesse segmento, são valorizados contextos dinâmicos e interativos que despertam a compreensão auditiva e a oralidade. Os jogos, os momentos lúdicos e as atividades são ferramentas que potencializam a gradativa aquisição do idioma.

Desenvolvida a habilidade comunicacional, o aluno torna-se capaz de compreender a Língua Inglesa de forma proficiente e continuada. Assim, no Ensino Fundamental I, com o repertório linguístico enriquecido, a assimilação de novos conhecimentos amplia-se.

As experiências vivenciadas nas aulas não se resumem à aquisição de vocabulário ou conversação. Assim, práticas de leitura, escuta, verbalização e produção de textos visam aprimorar a competência linguística em Língua Inglesa. Dessa forma, os alunos não aprendem inglês, aprendem em inglês!




75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page