Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental é o maior segmento da Educação Básica.  Nessa etapa, o aluno recebe as diretrizes essenciais para sua formação acadêmica. No Ensino Fundamental do CSJB, um importante parâmetro que embasa nossa metodologia e está muito presente no cotidiano dos alunos é a prática da produção textual – em suas modalidades oral e escrita. O incentivo constante em exercitar e criar o hábito da produção textual, em seus diversos gêneros, objetiva que o aluno domine as habilidades e competências da modalidade escrita além de permitir que  a compreensão das demais disciplinas seja beneficiada, afinal comunicação é a chave da aprendizagem.

ENSINO FUNDAMENTAL I CSJBO primeiro ciclo do Ensino Fundamental é marcado pelas descobertas e o crescimento pessoal e social dos alunos. Nessa fase, o desenvolvimento da escrita e da leitura é um aspecto imprescindível. Por isso, o Ensino Fundamental I no CSJB enfatiza o saber aprender, isto é, educar desenvolvendo a capacidade de aprender. Abordando as dimensões de responsabilidade e autonomia, nossos alunos, além de fortalecerem os laços e vínculos, são estimulados a adquirir o gosto e a curiosidade pela aprendizagem. Assim, de forma harmoniosa e integral, os estudantes do CSJB vivenciam a motivação, a observação e a experiência de construir e perceber o próprio aprendizado.

ENSINO FUNDAMENTAL II CSJBO segundo ciclo do Ensino Fundamental recebe alunos que passam por uma série de transformações físicas e emocionais. É o tempo de privilegiar a participação ativa dos estudantes que começam a eleger suas opções pessoais. Assim, fortalecendo a base recebida e desenvolvida no primeiro ciclo e articulando as dimensões que proporcionam um aprendizado proficiente, dinâmico e integrado, os alunos do CSJB exercitam o saber conhecer. O objetivo é consolidar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, encontrando nos estudos e no conhecimento a inspiração para esboçar um Projeto de Vida vinculado às aspirações do estudante no âmbito pessoal e profissional.