COlégio Sâo João Batista CSJB na Bienal do Livro XIX 2019

Ninguém continua o mesmo após ler um livro

Essa pode parecer uma frase clichê, aquele dizer que se banaliza por ser muito repetido. No entanto, a experiência da leitura representa uma das boas veredas para entender a realidade. Afinal, ler é um exercício mental, uma prática adensada que aumenta a capacidade de interação consigo, com os outros. Além disso, o ato de ler consolida um conhecimento único, individual e diferente daquele oferecido pela narrativa cinematográfica ou televisiva.

Seja um livro ou um artigo, um poema ou uma crônica, a leitura – para além de si mesma – oportuniza o estabelecimento de elos entre o que se lê e a vida que se vive. Percorrer as linhas de um texto, desbravando um mar de palavras e ideias, muito mais que acompanhar a trama de uma personagem (e, às vezes, até identificar-se com ela) e manter a expectativa sobre o desenrolar do assunto ou enredo, é uma atividade que envolve múltiplas e simultâneas dinâmicas.

Benefícios da leitura

CSJB na Bienal do Livro 2019

A experiência da leitura constitui um caminho para que os alunos de hoje não cheguem defasados ao mundo de amanhã. O CSJB considera que ler enriquece a experiência pessoal e é um diferencial importantíssimo para o desenvolvimento acadêmico. A visita dos estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio à Bienal do Livro objetivou intensificar o contato com os livros, a leitura e as variedades textuais.

Essa vivência buscou potencializar o prazer de ler e o interesse em ampliar o repertório cultural. Por isso, a leitura é uma “ferramenta” imprescindível para o conhecimento de mundo e um convite incessante para aprender sempre, mais e melhor.

O psicanalista Contardo Calligaris estava com a razão quando, anos atrás, escreveu:

livros ensinam a sonhar, a viver a vida mais plenamente e a levá-la a sério. Em suma, eles ensinam a ser gente.”

 

Abaixo, você pode conferir algumas fotos desse dia especial.