História

O CSJB é uma instituição de ensino de Nova Friburgo e nasceu no ano de 2000 com os professores Carlos Alexandre Velozo e Jorge Inaba. Inicialmente, com o nome CEI – Centro de Estudo Intensivo, tinha o objetivo de preparar os alunos para o ingresso nas principais Universidades do país.

Com o tempo, outros professores se integraram ao grupo, e o resultado foi tão bom que, em 2001, o CEI tornou-se o COLÉGIO SÃO JOÃO BATISTA. Ainda neste ano, surgiu o RPM (Reforço Para Medicina). Naquele começo, eram apenas seis alunos, mas que marcaram a história do projeto. O resultado com esta turma foi excelente: cinco deles hoje são médicos e uma é fonoaudióloga. Isso deu um novo entusiasmo a toda a equipe e de lá para cá o trabalho só fez crescer.

Em todo trabalho de qualidade, o aprimoramento perene é fundamental. Para enriquecer a metodologia didática, em 2007 – pioneiro na região – o CSJB incorporou mais uma tecnologia de ponta: o SmartBoard, o quadro inteligente que redimensionou a qualidade das aulas e serviu de suporte a uma educação ainda mais empreendedora.

Havia, no entanto, a preocupação da equipe do CSJB com a defasagem de conteúdos dos alunos, porque muitos traziam lacunas de sua formação no Ensino Médio do seu colégio de origem. Por isso, em 2008, além do Pré-Vestibular, o CSJB fundou seu próprio curso de Ensino Médio.

Em 2014, um novo desafio foi assumido pelo CSJB: ampliar o ensino para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.  E, como a inovação sempre foi o diferencial da instituição, uma parceria com o sistema Twice foi firmada e, desde então, da Educação Infantil até o quinto ano do Fundamental, a educação é bilíngue. Com isso, o CSJB tornou-se a única escola com tal modalidade de ensino na região.

Em 2017, um grande sonho tornou-se realidade: a mudança de espaço físico do CSJB. A nova sede,  na Rua General Osório, uma das principais ruas da cidade, é um prédio verticalizado, de quatro andares,  que passou por total reformulação e adaptações para atender, com conforto e segurança, as especificidades de cada segmento de ensino. Hoje, temos um espaço com moderna infraestrutura, instalações apropriadas e acomodações amplas, mantendo a mesma qualidade e esmero, com um corpo docente de excelência e altamente qualificado.

Nosso crescimento, físico e pessoal, ratifica a qualidade e compromisso de nosso trabalho: oferecer aos nossos alunos uma formação plena, com resultados reais.