Notícias

Conheça mais sobre a UFJF e o PISM

Juiz de Fora – MG

Juiz de Fora é um agradável município da zona da mata mineira, cuja localização estratégica e privilegiada está entre três grandes centros (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte).

Instituto de Ciências Humanas – UFJF.

Nos últimos anos, a cidade tem despertado o interesse de muitos jovens estudantes por apresentar todas as características de um grande centro urbano, com o diferencial de registrar baixos índices de criminalidade e possuir alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Juiz de Fora tem se firmado como uma das cidades brasileiras com melhor índice de qualidade de vida. Além disso, a cidade abriga a UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), renomada e tradicional instituição de Ensino Superior, cuja estrutura é um polo de referência em todo país.

Fachada da Faculdade de Medicina e Hospital Universitário UFJF.

Destacando-se por ser uma das melhores universidades da América Latina, com reconhecimento nacional e internacional, e oferecer diversos cursos em várias áreas, a UFJF adota o PISM (Programa de Ingresso Seletivo Misto), uma forma diferenciada de ingresso no Ensino Superior, na qual o estudante é avaliado de forma trienal, isto é, no fim de cada um dos três anos do Ensino Médio.

Esse sistema apresenta interessantes vantagens, uma vez que permite ao estudante uma melhor organização na sua preparação para os estudos, pois a prova de cada módulo corresponde ao conteúdo estudado ano a ano. Além disso, nos dois primeiros módulos, o aluno não precisa ter escolhido ainda um curso – essa escolha é feita no último módulo (módulo III). A UFJF permite, ainda, que o estudante concorra à vaga pelo PISM e, simultaneamente, tente o seu ingresso pelo SISU para o mesmo ou para diferentes cursos.

Centro de Ciências – UFJF.

O Colégio São João Batista, sempre pioneiro, terá, a partir de 2019, turmas de Ensino Médio especiais a alunos que queiram ingressar na UFJF através do PISM. O aluno matriculado no Ensino Médio regular terá simultaneamente os componentes curriculares regulares e os conteúdos específicos abordados no PISM.

É uma grande novidade e uma grande chance de estudar em uma das melhores universidades do país e, ao mesmo tempo, viver em uma cidade aprazível que concilia qualidade de vida e modernidade.

Centro de Ciências – UFJF.

 

Instituto de Ciências Exatas – UFJF.
Faculdade de Engenharia – UFJF.

 

Faculdade de Farmácia – UFJF

 

Uma das quatro bibliotecas existentes no Campus da UFJF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *